Bancada para experiências com aquaponia

Imagem290b

Acabamos de terminar nossa  bacada de testes de aquaponia. A aquaponia é a conjugação do cultivo de vegetais com o método hidropônico  (sem o uso de terra) com a criação de peixes.

O sistema possui uma bomba (alimentada à energai solar em nosso caso) que circula a áqua do tanque dos peixes pela bandeja onde os vegetais são cultivados. A aquaponia é baseada na percepção de que os peixes e os vegetais se beneficiam mutamente: os nutrientes deixados na água pela atividade metabólica dos peixes é aproveitado pelas plantas. Ao mesmo tempo, as raizes das plantas atuam como um filtro, garantindo a boa qualidade da áqua para o peixes.

Montamos nosso sistema utilizando uma caixa dágua de 1000 litros. a caixa serviu de tanque para os peixes, e a tampa foi colocada sobre um suporte de madeira para servir de bandeja de cultivo.

Outra novidade foi o uso do Arduino para controlar a bomba d’água. O Arduino é um mini computador programável, e desenvolvido como tecnologia livre, com infindáveis aplicações em

automação.

arduino1

Circuito de controle da bomba já funcionando.

arduino2

Detalhe do circuito com Arduino:

2 thoughts on “Bancada para experiências com aquaponia

    1. Andrea Zimmermann

      Olá Vasco!
      Essa experiência de aquaponia funcionou bem, mas como era uma área pequena, decidimos desativar. Agora estamos fazendo um novo canteiro aquapônico associado ao lago de ferrocimento que temos na Toca da Coruja. Em breve, contaremos sobre a nova experiência.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *